Dia do Meio Ambiente alerta para importância da sustentabilidade

A primeira semana de junho é marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 1972, a Organização das Nações Unidas instituiu a data de 5 de junho para conscientizar a população mundial da gravidade dos problemas ambientais gerados nas últimas décadas e a importância de hábitos sustentáveis para transformar o alarmante panorama atual. Segundo o Banco Mundial, se o ritmo de agressão aos meios naturais não for alterado, em 30 anos serão necessárias 3 Terras para dar conta das demandas dos seres humanos.

Entidades privadas e públicas já se atentarem à importância do problema e começaram a repensar modelos de organização, diminuindo o excessivo uso de recursos como papel e plástico, incentivando a reciclagem dos resíduos, reduzindo a emissão de poluentes à atmosfera, entre outras ações. O momento é de reavaliação do estilo de vida, marcado, no século XX, por um excesso de incentivo ao consumo, gerando assim demandas de produção nunca antes vistas na história da humanidade. A consequência foi o maior desperdício de recursos naturais e o aumento da poluição.

Com a missão de promover e destacar práticas sustentáveis, o SEAC-SC, em parceria com o ICAEPS, lançou em 2018 o projeto “Serviços Sustentáveis”. Sustentabilidade é transformar o presente para criar um futuro melhor, através das práticas sustentáveis, éticas e transparentes. O setor de prestação de serviços terceirizados em asseio e conservação possui um papel primordial na difusão da importância do tema, que integra a visão estratégica das empresas e atesta o comprometimento das companhias com os seus públicos e toda a sociedade.

As empresas associadas ao SEAC-SC que apresentarem resultados efetivos receberão o selo Serviços Sustentáveis – Boas Práticas e poderão concorrer ao Prêmio Destaque Social – Troféu Solidariedade. O projeto será baseado em quatro pilares da sustentabilidade: econômica, ambiental, social e cultural. As empresas deverão apresentar atividades nas áreas para receber o selo.

“É com uma grande união de forças entre as associadas que podemos transformar Santa Catarina em um estado mais sustentável. Esse é um compromisso nosso com as futuras gerações, entregar um planeta melhor para se viver. O SEAC-SC irá destacar ideias inovadoras que causem impacto positivo em todo o ambiente de negócios e na sociedade, difundindo o ideal da sustentabilidade. Convocamos todos os empresários a participar da Campanha e receber o Selo Serviços Sustentáveis”, exalta o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi.

O regulamento e a ficha de inscrições já estão disponibilizados no site do SEAC-SC e podem ser acessados clicando aqui. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de julho.