Jovem Profissional é apresentado na sede do ICAEPS

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 17 de abril, oProjeto Jovem Profissional, na sede doInstituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS). O projeto é do ICAEPS,patrocinado pelo SEAC-SC, com apoio do Sindesp-SC, Júnior Achievement e Fevasc.O mote do Jovem Profissional é auxiliar na capacitação e inserção dos jovens catarinenses no mercado de trabalho, por meio de cursos gratuitoscom foco em empreendedorismo e inovação, tendo como público-alvo, jovens entre 14 e 24 anos, preferencialmente filhos de colaboradores das empresas do segmento de asseio, conservação e serviços terceirizados associadas ao ICAEPS e jovens em vulnerabilidade social do estado de Santa Catarina. "O projeto será uma oportunidade de formação profissional dosfilhos de colaboradores das empresas associadas e de toda sociedade. Iremos oportunizar aos jovens uma formação extracurricular, além do conteúdo tradicional estudado nas escolas, voltada especificamente para o mundo do trabalho", destaca o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares.

Em parceira com a Junior Achievement (JA)será oferecido aos participantes o módulo Conectado com o Amanhã, que abordará temas como Mercado de Trabalho, Liderança, Feedback, Gestão de Carreira, Currículo, Entrevista de Emprego, Networking e Empreendedorismo. Cada turma contará com 35 pessoas que, ao final do curso, terão o currículo disponibilizado em um banco de dados aberto para consulta pelas empresas associadas e poderão continuar os ensinamentos com cursos virtuais da JA, como o módulo "Meu Dinheiro". As cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Joaçaba, Criciúma e Lages receberão as aulas no primeiro ano do projeto. "A Junior é a maior e mais antiga escola de formaçãosocial incentivadora de empreendedorismoaos jovens no mundo. AJA os estimula e desenvolve para o mercado de trabalho com um programa internacional, ensinado em 35 línguas diferentes e atingindo, somente em Santa Catarina, mais de 60 mil alunos por ano", exaltao diretor executivo da Junior em SC, Evandro Badin.

Os jovens participantes farão inscrição pelo site e as turmas serão oferecidas atendendo a demanda de inscritos. O intuito é de oferecer uma turma por mês, tendo iníciono dia 25 demaio com a classe inaugural na capital catarinense. Para comandar as aulas, oICAEPS contará com apoio de instrutores voluntários, gestores das empresas associadas, que serão treinados para exercer o ofício. A primeira capacitação dos instrutores será presencial, no ICAEPS, no dia 7 de maio. Os demais voluntários que não puderem estar presentes no dia, poderão realizar o treinamento de forma online no site da Junior Achievement. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3223-1678 ou pelo e-mail projetos@icaeps.com.br. "Este projeto é inovador em nosso segmento no estado. Temos a meta de nos próximos 3 anos formarmos mais de 3000 alunos no móduloConectado com o Amanhã. Não temos dúvidas que estes ensinamentos irão expandir os horizontes dos jovens e prepará-los para atransição entre escola e emprego", completa o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi.