10ª Edição da Ação Nacional Febrac é realizada na Beira-Mar de SJ

O evento organizado pelo SEAC-SC contou com ações sobre sustentabilidade, inclusão social e campanha de doação.

Pessoas de todas as idades participaram de atividades recreativas, no último sábado, 16 de setembro, durante a 10ª Ação Nacional Febrac, promovida pelo Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), na Beira-mar de São José. Com o tema "Ato Cidadania - Construindo um Futuro Sustentável" a programação especial contou com três segmentos: apresentações e brincadeiras sobre reciclagem, orientações a pessoas com deficiência e campanha de doação de brinquedos, livros e materiais escolares.

O evento é promovido simultaneamente por empresários e trabalhadores do segmento de asseio e conservação de todo país, que se unem por um mesmo objetivo, educar para conscientizar. A ação de cidadania busca a conscientização da população e de empresários sobre o uso responsável do meio ambiente e de técnicas de trabalho sustentáveis.

O tema "Reciclar é Criar” integrou a programação composta por apresentações lúdicas sobre o tema. Voluntários apresentaram a peça de teatro com bonecos e objetos confeccionados com materiais recicláveis “Conta Sonho Navega Vôo”. O mesmo grupo ministrou a oficina sobre a produção de brinquedos feitos com papelão, cola e fita adesiva. No espaço ao lado, amostras de óleo usado chamaram a atenção do público na explanação sobre o descarte devido do ingrediente de cozinha e sua reutilização para a fabricação de sabão e ração animal.

O Presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi, citou dois atos destacáveis, que segundo ele valorizam ainda mais esta edição do evento. “Este ano inovamos com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, buscando a promoção de novas potencialidades e, com isso, tornar o evento grandioso e melhor. Ao participarem de ações como estas, as pessoas tornam-se mais conscientes sobre suas escolhas de descarte e o impacto que elas podem ter sobre o meio ambiente em que vivem. Esta é a forma de colaborarmos com a educação da sociedade sobre a necessidade de valorização e cuidado de nossos espaços públicos”.

Para o diretor executivo do SEAC/SINDESP-SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares, o evento contribuiu para a educação sustentável e cultural do cidadão. “A formatação da edição 2017 superou nossas expectativas, através da união das três ações que abraçaram o propósito do Sindicato, o de informar para melhorar. Esta iniciativa buscou incentivar a população a adotar novos hábitos de preservação. A nossa parte está sendo cumprida com grande êxito. Contamos com a participação intensa da equipe interna e de voluntários dispostos a fazer este grande evento, através do envolvimento com a sociedade. A 10ª ação nacional do SEAC-SC dissemina informação e cultura a todos os presentes”.

O consultor e especialista em técnicas de limpeza profissional, Osmar Viviani, fala sobre a relevância da ação. “Devo destacar a importância da contribuição de cada um nessa luta, através da aplicabilidade dessas atividades em nosso dia a dia, que é simples e sem custo. Sem deixar de destacar a importância da inclusão social, que vêm trata da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

O palco recebeu um show de dança inclusiva apresentado por alunos do Centro Educacional Marista, de São José. O sexteto composto por um cadeirante venceu em primeiro lugar a etapa regional do Festival Escolar Dança Catarina, classificando-se para a etapa estadual em outubro. O grupo de dança da APAE Florianópolis também proporcionou ao público uma encantadora coreografia. Comandado pela professora Ana Luiza Ciscato, a equipe participou da abertura das olimpíadas 2012 em Londres.

O público também contou com a apresentação da Banda Marista, além da declamação de poesias inspiradas no tema sustentabilidade. Houve também a doação de cerca de 100 mudas da planta suculenta e de camisetas com estampas da ação, para todos que passaram pelo local. Folhetos foram distribuídos, chamando atenção para o uso de práticas sustentáveis. A programação ainda contou com piscina de bolinhas, tobogã, barraca de pipoca e de algodão doce.

O segundo tema promoveu a "Inclusão Social". Postos foram montados para o cadastro de candidatos com deficiência, para inserção no mercado de trabalho. O SEAC-SC disponibilizou um espaço para o cadastro de currículo para compor o banco de dados do Sindicato. A tenda contou com a participação da equipe da Previdência Social, que orientou a população sobre a contribuição do INSS. “Orientamos o cidadão sobre tempo de contribuição, aposentadoria, perícia, instruímos os segurados acerca dos documentos necessários para a concessão do benefício, entre outros temas relacionados à previdência”, comenta o educador previdenciário, Miguel de Lima.

A terceira atração foi a campanha "Doação de Brinquedos, Livros e Material Escolar". As doações podem ser realizadas até o dia 5 de outubro na sede do SEAC-SC, no centro de Florianópolis. Os materiais arrecadados serão doados a entidades beneficentes do estado, no dia 12 de outubro.

“Gostei de todas as atrações do evento, principalmente das oficinas incentivadoras. Esse trabalho estimula a criatividade da criança e reforça o aprendizado adquirido na escola. Meus filhos adoraram, e eu também”, destaca Bárbara Schmidtke, mãe de três crianças que curtem o evento.

A 11ª Ação Nacional, acontecerá no dia 15 de setembro de 2018.