ICAEPS certifica estudantes em nível básico de LIBRAS

Foi encerrado na última semana, o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A iniciativa fez parte do projeto Diversidade Empresarial idealizado pelo Sindesp-SC, em uma parceria com o Instituto Catarinense de Educação Profissional e o SEAC-SC.

Iniciado no mês de maio, o curso foi inteiramente realizado de forma virtual. A professora Caroline Fagundes e os intérpretes Eduarda Mezzomo, Yago Teixeira Duarte e Isadora Urrutia comandaram os trabalhos ao longo de quatro meses. 

Durante o curso, foram abordados temas como o alfabeto e os números em LIBRAS, parâmetros fonológicos, verbos simples e verbos com concordância, sintaxe, classificadores, além da história e cultura dos surdos.

Ao todo, 16 alunos foram certificados com o título de LIBRAS Básico, sendo instruídos em diversos aspectos como a aquisição de vocabulário e prática para a compreensão e produção da língua em nível básico de conversação.

"O objetivo principal dessa iniciativa foi desenvolver o pensamento espacial e visual dos participantes, com a missão de capacitá-los para a comunicação básica com indivíduos surdos, utilizando a língua de sinais brasileira", exaltou o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares.