Debate sobre os rumos da segurança movimenta profissionais de serviços

O Instituto Catarinense de Educação Profissional e o Sindesp-SC realizaram na noite desta quarta-feira, 7 de julho, mais um evento on-line gratuito. Com o tema "Os novos tempos da Segurança Privada", o professor Joneval Almeida, assessor técnico do ICAEPS, proferiu palestra para mais de 70 participantes de todo o país.

Segundo estudos de todo o mundo, o ofício de vigilante está entre as profissões com maiores possibilidades de automação, por conta do advento da Indústria 4.0 (Sistemas cibernéticos, internet das coisas, redes e inteligência artificial). "Para sobreviver ao novo mercado, os profissionais da segurança privada terão de desenvolver novas habilidades. As palavras flexibilidade, criatividade e adaptação estarão entre as mais ouvidas no futuro da atividade", destacou Almeida.

Para o palestrante, o mercado de segurança possui boas projeções para o futuro, porém deverá passar por adaptações, "um dos pilares do futuro do mercado será a maior integração com a segurança pública. Cases de sucesso no mundo todo apontam os rumos de atuação da segurança privada, como em grandes eventos, arenas esportivas, entre outros".

Para se ter ideia, mesmo com a pandemia do coronavírus, o valor de mercado da segurança privada nos Estados Unidos deve crescer de US $180 bilhões em 2019, para US $240 bilhões em 2021, comprovando a força do segmento e projetando bons rumos aos profissionais que atuam na área.

Durante o evento, o professor Almeida, além de responder aos questionamentos dos alunos, abordou ainda: nichos de mercado que poderão ser explorados pelos vigilantes e empresas, as novidades na capacitação dos profissionais e a inserção cada vez maior de tecnologias na atividade.

Limpeza pós-obra

As atividades gratuitas do ICAEPS no mês de julho seguem na próxima semana. Na segunda-feira, 12 de julho, o professor Osmar Viviani irá apresentar o treinamento "Limpeza pós-obra". Empresários e trabalhadores de todo país que desejarem ingressar na videoconferência poderão solicitar o acesso pelo e-mail: contato@icaeps.com.br ou WhatsApp: (48) 99185-5828.

Saiba mais: https://icaeps.com.br/noticia/evento-promove-reflexao-sobre-os-novos-tempos-da-seguranca-privada