Debate sobre segurança privada é realizado pelo ICAEPS

O Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS) promoveu nesta quinta-feira, 16 de julho, evento virtual sobre segurança privada. A live "A Gestão da Segurança Privada em tempos de pandemia – os desafios da nova realidade" ocorreu em parceira com o Sindesp-SC e contou com a participação de mais de 80 pessoas, entre empresários e gestores, no aplicativo Google Meet. Os presidentes do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger, e do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares, foram os anfitriões da videoconferência.

A apresentação e mediação ficou por conta do assessor técnico do ICAEPS, Joneval Barbosa de Almeida. "Hoje realizamos nossa primeira live do setor de segurança privada durante esta pandemia. O instituto promoverá diversos eventos sobre o tema, com o intuito de capacitar nossos profissionais neste período atípico, além de auxiliar os empresários na adaptação à nova realidade. Os conteúdos serão gravados e estarão disponíveis para consulta no site do ICAEPS".

Em sua fala inicial, o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares, agradeceu a massiva participação e falou sobre o atual momento da segurança privada, "com a pandemia e os avanços tecnológicos, o grande desafio dos gestores e empresários para os próximos anos será liderar as equipes de trabalho. A gestão de pessoas será cada vez mais um diferencial competitivo nas organizações".

Durante a conferência, os especialistas analisaram diferentes temáticas e abordagens sobre a atividade neste período de crise sanitária e financeira. Com a visão empresarial, o CEO do Grupo Segura, Avelino Lombardi Junior, falou sobre as principais dificuldades que a empresa tem enfrentado, "crises trazem desafios ainda maiores para os empresários. A substituição de mão de obra tornou-se o grande obstáculo neste período. Um vigilante infectado ou que teve contato com o vírus precisa ser afastado, deixando uma lacuna na operação. Mais do que nunca, a organização inteira está precisando se unir à operação. Hoje somos todos operacionais". 

O promotor de justiça Márcio Conti Júnior contribuiu com a visão do setor público e destacou a importância da união das forças de segurança pública e privada, "a quarentena e distanciamento social refletiram também no modus operandi da criminalidade. Se por um lado tivemos uma redução nos furtos e roubos, o aumento no número de crimes virtuais passaram a preocupar o estado. A segurança de dados e informação será uma de nossas grandes preocupações daqui para frente e o poder público precisará se atualizar para atuar neste combate às fraudes". 

Os benefícios do investimento em parcerias público-privadas também foi comentado pelo coronel da PMSC de Blumenau, Adílson Luiz, "aqui no Vale do Itajaí já tivemos alguns cases de sucesso com o trabalho em conjunto entre as seguranças pública e privada. A união de todas as forças, atuando na prevenção ao crime, é fundamental para a segurança e o bem estar de toda sociedade".

Também participou do debate o especialista em Segurança Pública, Dr. Izaias Otacilio da Rosa, que analisou a necessidade de modernização das atividades, "saúde é o equilíbrio entre segurança e liberdade. A segurança privada inevitavelmente terá de se readaptar ao mercado. As novas tecnologias já revolucionavam o setor de segurança antes da pandemia e agora os desafios são ainda maiores. A tecnologia será fundamental na retomada das atividades para que as empresas possam se manter competitivas". O evento seguiu com grande interação entre os debatedores e o público participante. 

O conteúdo completo do bate-papo está disponibilizado no site ICAEPS. O instituto prepara novos eventos para as próximas semanas. Acompanhe o site e redes sociais do ICAEPS para ficar por dentro das novidades.  

Clique aqui e veja a parte 1.

Parte 2.