Especialista esclarece como usar corretamente produtos contra vírus

Diante de tantas informações, muitas conflitantes, sobre os cuidados que as pessoas devem tomar em relação à higiene pessoal e limpeza dos ambientes para evitar contaminação com o novo coronavírus, o Click Guarulhos procurou o especialista em vigilância sanitária e em metodologia da higienização hospitalar Osmar Viviani. Guarulhense, ele é consultor técnico do SEAC-SC e ICAEPS, além de grandes empresas e órgãos públicos, por meio da ConsuLimp Engenharia da Limpeza.

O especialista inicia citando que produtos de limpeza desinfetantes são grandes aliados para o combate à Covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) e que em geral são produtos de fácil acesso, como a água sanitária, o álcool 70% e até mesmo a combinação de água e sabão.

“Além dos cuidados com a casa, o hábito de lavar constantemente as mãos e os pulsos (com água e sabão, ou se não der, passar álcool em gel) ainda continua sendo a maneira mais eficaz de prevenção a esta e outras doenças”, comenta, acrescentando que é imprescindível esfregar o álcool gel por ao menos 20 segundos, adotando a mesma prática para higienizar objetos e superfícies, como chaves de veículos e maçanetas de portas.

Quanto à qualidade dos produtos, cita que a Anvisa recomenda aos consumidores a utilização somente de produtos regularizados. “Na limpeza das casas, o ideal é dar preferência aos saneantes classificados nas categorias ‘água sanitária’ e “desinfetante para uso geral”. Os produtos de limpeza como álcool e desinfetantes devem ser adquiridos em estabelecimentos regulares, como distribuidoras de produtos de limpeza, mercados e farmácias. A recomendação é que estes produtos não sejam comprados de ambulantes que atuam pelas ruas, devido a alguns fatores, mas principalmente pela ineficácia na desinfecção e limpeza no combate e prevenção à covid-19, e também pelos riscos de formulações inadequadas, o que pode causar grandes problemas à saúde das pessoas. Osmar lembra que a Anvisa mantém no portal uma coluna de consulta aos produtos regularizados, porém o rótulo trará as demais informações necessárias para as consultas.

O que são saneantes?

Com relação o que significam termos que definem cada tipo de produto, ele explica que saneantes são todos os produtos utilizados na limpeza e na conservação dos ambientes, como as casas, escritórios, lojas e hospitais. “Eles servem para acabar com a sujeira, germes e bactérias, evitando, portanto, o aparecimento de doenças. Exemplos de saneantes: detergente líquido, sabão em pó, cera, água sanitária e desinfetantes e inseticidas.

Quais saneantes podem substituir o álcool na higienização dos objetos? 

“Desinfetantes comuns e solução diluída de água sanitária ou alvejante são capazes de desativar o novo coronavírus na desinfecção de objetos e superfícies. A limpeza com sabão também é eficiente. Isso ocorre porque o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos. Mas é importante seguir as instruções de diluição que estão no rótulo”, ensina, completando: “Na maioria dos casos, são necessários 10 minutos de contato para inativar os microrganismos. Aguarde esse tempo após a aplicação do produto para que ele faça efeito. Ou seja, não limpe imediatamente a superfície logo após o uso do desinfetante, de modo que o vírus possa ficar em contato com a solução e ser destruído”. 

A inativação do vírus pode ser alcançada após 1 minuto com uso de desinfetantes como etanol a 70% ou hipoclorito de sódio (principal componente da água sanitária). Recomenda-se uso de álcool a 70% para desinfecção de equipamentos de uso comum ou pequenas áreas e de hipoclorito de sódio a 0,5% para desinfecção de pisos e banheiros.

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos desinfetantes domésticos contendo hipoclorito de sódio. Usar preferencialmente a água sanitária 2-2,5% – diluir uma parte de água sanitária (250 ml) para 3 partes de água (750ml), para obter 1 litro a 0,5%. para desinfetar superfícies como pisos, azulejos, paredes, banheiros e cozinha. Se a superfície estiver suja, deve ser limpa primeiramente com água e sabão ou detergente e após ser realizada a desinfecção.

Segundo Osmar Viviani, o processo de higienização divide-se em duas etapas. O primeiro passo é realizar a remoção de sujidades, com o auxílio de produtos como:

Detergentes;
Limpadores;
Limpadores 2-em-1;
Multiusos;
Solução de ozônio aquoso.

Em seguida, é necessário fazer a desinfecção. Os principais ativos (componentes de produtos) recomendados são:

Ácido peracético;
Biguanida polimérica;
Hipoclorito de sódio;
Peróxido de hidrogênio;
Quaternário de amônia;
Outros químicos liberados pela Anvisa.

Para garantir a eficácia do processo, é importante escolher produtos que contenham instruções no rótulo sobre o modo de uso, o número de registro na Anvisa e sua categoria, além de respeitar as orientações de diluição de cada fabricante. Importante apontar que o álcool em gel a 70% não é recomendado para higienização de superfícies e ambientes, devendo ser utilizado apenas para limpeza das mãos.

Dicas de como utilizar cada produto

Sabão – A higienização de superfícies com água e sabão por 20 segundos garante a eliminação da sujeira e do vírus destruindo a camada de gordura que o protege, impedindo a infecção, sendo tão eficiente quanto outros produtos desinfetantes.

Detergente comum – Assim como o sabão, remove a sujeira e destrói a camada de gordura do vírus, dissolvendo-o na água após 20 segundos da aplicação.

Água sanitária (com cloro ativo de 2% a 2,5% é suficiente) – Indicada para superfícies, como pisos, pias e azulejos, pois em contato com outros materiais pode causar manchas e outros danos.

Dilua 250 ml de água sanitária para 1 litro de água para pisos e azulejos. Após a diluição, utilize-a logo em seguida e aguarde agir por 10 minutos após aplicação.

Também pode ser utilizada para a higienização de alimentos, utilizando 1 colher de sopa para 1 litro de água, deixando de molho por 15 minutos e em seguida devem ser enxaguados em água corrente.

Alvejante de cloro – Alvejante e água sanitária possuem poucas diferenças, como o cheiro, dosagem e não pode ser utilizado em alimentos, mas alcança a mesma ação na eliminação de vírus e bactérias. Dilua 200 ml de alvejante para 1 litro de água.

Desinfetantes – Comuns, concentrados e até de ação virucida (usado para ambientes com mais risco de contaminação), têm as mais variadas fragrâncias e fáceis de encontrar em supermercados: escolha um de sua preferência. São suficientes para combater bactérias e vírus. Verifique no rótulo a indicação do fabricante quanto à dosagem.

Limpadores multiuso com cloro ou álcool – Indicados para a limpeza de móveis e peças eletrônicas, como computadores. Utilize um pano seco e limpo (dê preferência aos panos de microfibra para evitar arranhões nos objetos) e aplique produto suficiente para levemente umedecer o pano.

Os especialista ressalta que é importante que o uso dos produtos de limpeza deve ser feito com os respectivos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).