ICAEPS passa por reformulação e ampliará suas atividades em SC

O Instituto Catarinense de Educação Profissional está sendo reformulado em 2018. Com novos investimentos e projetos, o ICAEPS terá a capacidade de promover mais eventos e treinamentos que atinjam diferentes áreas do setor de serviços em Santa Catarina. “O ano será marcado por uma nova fase em nosso Instituto. Serão apresentados projetos inéditos focados no profissional do setor de serviços, nas empresas e nos jovens que desejam ingressar no mundo do trabalho”, destaca o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares.

O ICAEPS, constituído sob a forma de OSCIP, é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos, de direito privado e de caráter educacional, cultural, social, de pesquisa e desenvolvimento e de apoio às diversas manifestações da cidadania. Fundado em abril 2013, tem como finalidade principal a qualificação e formação da mão de obra no segmento de prestação de serviços, através de cursos, palestras, seminários, dentre outros.

"O setor de serviços, infelizmente, não conta com muitas opções para a formação e a especialização dos profissionais. Neste sentido, o ICAEPS oferece cursos e treinamentos voltados à especialização e reciclagem destes trabalhadores, para serem 'multiplicadores' das informações aos colaboradores operacionais", avalia o consultor do Instituto, Osmar Viviani.

Formado por um Conselho de Administração indicado por representantes das entidades fundadoras e mantenedoras, o ICAEPS é financiado pelo Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (Sindesp-SC) e a Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviços, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores de Santa Catarina (FEVASC).

“O Sindesp-SC como um dos fundadores do Instituto avaliou a necessidade de buscarmos parcerias estratégicas para alavancar ainda mais o trabalho desenvolvido pela entidade. Neste ano conseguimos alcançar metas estabelecidas e poderemos oferecer a toda sociedade catarinense ainda mais cursos e treinamentos focados na profissionalização de nossa mão de obra”, celebra o presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger.

Cinco módulos de treinamentos já estão confirmados para ocorrer na capital catarinense. O primeiro voltado a “Sistemas de Limpeza” aconteceu no mês de março e foi sucesso de público. Para maio, julho, setembro e novembro módulos já estão agendados, contemplando: SLA – Acordo de Nível de Serviços; Tratamento de Pisos; Dimensionamento de Mão de Obra; e Mercados Diferenciados, todos apresentados pelo experiente consultor Osmar Viviani. Outros projetos de grande repercussão são trabalhados internamente no Instituto e serão divulgados nos próximos meses pela diretoria.

“Projetando as exigências do mercado, foi criado o ICAEPS, com intuito de colaborar na qualificação e formação da mão de obra no estado catarinense. Estamos trabalhando em conjunto para encorpar ainda mais o Instituto e entregar à sociedade, prestadores de serviço cada vez mais qualificados” completa o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi.

CréditoFoto: José Corrêa