ICAEPS promove debate sobre integração na segurança

O Instituto Catarinense de Educação Profissional promoveu um debate de alta qualidade na noite desta terça-feira, 10 de agosto, por meio de videoconferência. Realizado em parceria com o Sindesp-SC e a Fevasc, o evento virtual propôs o debate "Segurança Pública e Privada - É possível a integração?"

A abertura oficial foi proferida pelo presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares, aos mais de 50 participantes, "nos últimos anos, o Instituto tem buscado oferecer diversos eventos focados na importância da integração entre segurança pública e privada. A pandemia trouxe uma nova realidade ao mercado de segurança e temos de aproveitar as oportunidades para elevar o nível de prestação de serviços em todo o país".

O assessor técnico do Instituto, Joneval Almeida, iniciou a explanação apresentando dados que comprovam a importância da integração das forças de segurança, "em Santa Catarina, existem praticamente 2 vigilantes para cada policial na ativa. No Brasil, atualmente, são 406 mil policiais e quase 1 milhão de vigilantes formados. Aliar segurança pública e privada trará reflexos positivos na 'sensação de segurança' de toda a sociedade".

O presidente da Fevasc, Jodecir Pedroso de Souza, corroborou sobre a importância da integração, "aproximar o setor privado à segurança pública deve ser feito de forma imediata'. Devemos nos espelhar em modelos consolidados em outros países, onde diversas experiências positivas já estão consolidadas".

Izaias Otacilio da Rosa, especialista em Gestão da Segurança Empresarial e em Administração da Segurança Pública, avaliou o futuro do setor, "a sociedade vai evoluir na percepção do mercado de segurança, teremos nos próximos anos uma mudança cultural. O modelo tradicional de polícia terá de ser modernizado e a integração é inevitável".

O evento foi finalizado com as perguntas do público presente que interagiu com os debatedores.

E-BOOK

O ICAEPS lançou em 2020 um livro virtual sobre o setor de segurança privada. O download do E-book "Conhecendo a Segurança Privada" é gratuito e pode ser realizado no site: https://issuu.com/icaeps.com/docs/ebook_seguranca_simples_final