Lideranças do setor de segurança participam do lançamento de Ebook

Integração entre segurança pública e privada é destaque em Ebook lançado pelo Sindesp-SC e ICAEPS

Solenidade de lançamento ocorreu nesta segunda-feira

Foi lançado nesta segunda-feira, 9 de março, o Ebook “Conhecendo a Segurança Privada”, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa. Com autoria de Joneval Barbosa de Almeida, o livro virtual foi promovido pelo Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS) e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina (Sindesp-SC). O evento de lançamento ocorreu em parceria com a Frente Parlamentar da Segurança Pública e Privada, por meio do coordenador da Frente, deputado estadual Sargento Lima. Uma plateia seleta encheu o auditório para a solenidade que contou com um debate sobre segurança pública e privada, além de um coquetel para confraternização.

Fizeram parte da mesa oficial de abertura do evento e também do debate sobre segurança privada: o presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger; o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança Privada, Jeferson Nazário; o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel de Souza; o coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública e Privada, deputado estadual Sargento Lima; o presidente do colegiado de Segurança de SC, Paulo Koerich; e o comandante-geral da Polícia Militar de SC, Araújo Gomes. O autor do Ebook, Joneval Barbosa de Almeida, mediou os debates, que contou ainda com a participação do presidente da FEVASC, Neucir Paskoski.

Em seu discurso, o presidente do Sindesp-SC, Dilmo Berger, enalteceu o trabalho do autor e falou sobre a importância da integração entre as forças de segurança pública e privada, "nesta noite parabenizamos o professor Almeida por essa brilhante obra que será marcante na história do setor no país. Santa Catarina mais uma vez sai na frente com um documento rico que fortalecerá a argumentação sobre a importância das parcerias público-privada. A área de segurança passará por um novo momento nos próximos anos, com a possível aprovação do Estatuto da Segurança Privada que irá fortalecer a fiscalização e refletir em uma prestação de serviços ainda melhor. Em SC as empresas já estão preparadas para o novo momento e aguardam com expectativa a tramitação do projeto no Senado Federal".

"A iniciativa privada presta um serviço a toda sociedade, evitando o excesso de trabalho dos policiais e gerando economia de recursos aos estados da federação. Neste Ebook podemos comprovar com números a importância do segmento. Como presidente da Fenavist, irei promover esse livro pelo Brasil e disseminar o brilhante estudo do professor Almeida para os sindicatos e empresas associadas", destacou Jeferson Nazário.

"É uma honra participar de um evento como esse, em que podemos observar a força do estado em que vivemos. Somos representantes da segurança pública e reconhecemos a importância dos vigilantes da segurança privada para todo o sistema. Parabenizo o Sindesp-SC e o ICAEPS pelo desenvolvimento deste livro que será muito importante para entendermos ainda mais a área de segurança em SC", ressaltou o presidente do colegiado de Segurança de SC, Paulo Koerich.

Para o comandante-geral da Polícia Militar de SC, a parceria entre iniciativa pública e privada sempre foi destaque no sistema de segurança catarinense, "desde meu início na Polícia Militar sempre tive como parceiros os vigilantes que trabalham muito próximos aos policiais nas madrugadas, prevenindo a sociedade das ações dos criminosos. As empresas de segurança são fundamentais para resolver questões em que o estado não dá conta de atuar. Visualizo para os próximos anos parcerias ainda mais efetivas, trabalhando sempre em prol do bem-estar dos cidadãos", exaltou Araújo Gomes.

Presença de honra na solenidade, o general Guilherme Theophilo falou sobre o intercâmbio entre as polícias e o setor privado, "por que não trabalhar junto a segurança pública e a privada? O setor empresarial deve ser um complemento das polícias, auxiliando na inserção de novas tecnologias, especialmente na questão de compartilhamento de informação. Quando olhamos para Santa Catarina, observamos um modelo de excelência, a ser levado para o Brasil inteiro, tanto nas áreas de integração, quanto em inteligência. O lançamento deste Ebook vem num grande momento, são materiais como este que nos fazem conhecer cada vez melhor o setor de segurança privada e vislumbrar possibilidades de parcerias estratégicas".

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel de Souza, também ressaltou a importância da cooperação, "o país precisa aproveitar essa mão de obra qualificada do setor privado e promover maior integração com a segurança pública. Estamos buscando alternativas para nos auxiliar na inserção de novas tecnologias que possam alavancar essas parcerias com o meio empresarial. O Ebook é uma iniciativa extremamente importante e poderá seguir de base para os nossos próximos passos".

"Foi uma honra auxiliar na promoção deste evento. O que há de melhor em segurança pública e privada no país esteve nessa sala hoje compartilhando informações de grande relevância. Sabemos da nossa força na área da segurança, somos um dos estados mais seguros do Brasil para se viver e viajar. Na área privada, nossas empresas e escolas de formação de vigilantes são modelos nacionais, prova disso é o lançamento deste riquíssimo material com o professor Almeida. Não tenho dúvidas que nos próximos anos muitas parcerias serão estabelecidas, devido ao conhecimento e informações disponíveis nesse Ebook", finalizou o deputado estadual Sargento Lima.

A obra

O momento de lançamento do livro virtual foi conduzido pelo autor Joneval Barbosa de Almeida. O especialista em segurança privada abordou os principais pontos presentes na obra e os desafios para colocá-los em prática, "inicialmente agradeço ao Sindesp-SC pela oportunidade de lançar este livro. Em cerca de 200 páginas destacamos um retrospectiva histórica da segurança, até os tempos atuais, passando pelas leis que regem o setor e as atividades desenvolvidas pelas empresas. Também mostramos exemplos de como empregar as PPPs (Parcerias Público-Privadas) e a importância do foco na prevenção".

Também são apresentadas no Ebook, as principais perspectivas do segmento para a próxima década, diante da evolução das tecnologias e retomada da economia nacional. Para se ter ideia da relevância do setor privado, atualmente o efetivo de vigilantes em Santa Catarina é 54% maior do que o da PM e as empresas de segurança possuem 17% mais viaturas que todo o efetivo de segurança do estado. Se não existissem os sistemas de segurança privada, aumentariam em 63% o registro de Boletins de Ocorrência.

Nos últimos 12 meses, 12.960 ocorrências em SC foram prevenidas pelas forças de segurança privada. Em comparação, uma ocorrência, que precisa da atuação da segurança pública, demanda, em média, 103 min do tempo de 2 Policiais Militares e 23 min do tempo de 1 escrivão de polícia. As 12.960 ocorrências prevenidas pela segurança privada, demandariam, portanto, 27.216 horas de trabalho. Estes serviços executados atualmente pelas empresas geram cerca de R$ 40 milhões de economia aos cofres do estado anualmente.

O livro virtual já está disponibilizado gratuitamente a todos os interessados nos sites do Sindesp-SC e ICAEPS e pode ser lido de forma prática em tablets, notebooks, smartphones e leitores de livros digitais, como o Kindle. "O formato de Ebook é uma grande inovação na literatura da segurança privada. O grande ponto da obra é sobre como o privado pode complementar, e não substituir, a segurança pública. Os agentes devem trabalhar em conjunto, e contar com o envolvimento de toda a sociedade para tornar nosso estado, e todo país, um ambiente mais seguro para se viver", completa Almeida.

Resized image