Novembro Azul - Homem Inteligente, saudável e próspero

O mês de novembro é lembrado em todo país pela campanha nacional de conscientização e alerta sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul alerta para o alto risco de desenvolvimento do câncer nos homens, com o avançar da idade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Outros fatores também podem contribuir, como: histórico familiar, sobrepeso e/ou obesidade.

Com a missão de alertar para a importância da campanha e dos cuidados de saúde masculina, o Instituto Catarinense de Educação Profissional, em parceria com o SEAC-SC e Sindesp-SC, promove na próxima semana o evento gratuito "Novembro Azul - Homem Inteligente, saudável e próspero".

A atividade pretende sensibilizar o público para questões referentes à Saúde do Homem. Em Santa Catarina, somente no ano passado, foram confirmados 1.720 novos casos de câncer de próstata, sendo o segundo mais letal no estado, ficando atrás apenas do de pulmão.

A palestrante Carla Ribeiro, psicóloga e doutora em Saúde Coletiva pela UFSC, irá comandar a reflexão sobre o papel do homem na atualidade, seu cuidado com a saúde e doenças prevalentes.

O evento será na quinta-feira, 18 de novembro, a partir das 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0E2FKO8CcelBp-5gyitIII38tKO-TY_H6OT191l_B9G7Eyg/viewform?usp=sf_link

"O intuito da palestra é chamar atenção para a importância da prevenção. Também abordaremos o tema saúde mental, no intuito de provocar a conscientização do homem atual e sua relação com a saúde. Participem!", convida o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares.

Fontes: Instituto Nacional do Câncer e Secretaria de Estado da Saúde