Palestra sobre diversidade e inclusão abre novo projeto do Sindesp-SC

O primeiro evento oficial do Projeto Diversidade Empresarial - Gestão e Cultura Organizacional foi realizado na noite desta quarta-feira, 31 de agosto, pelo Sindesp-SC, em parceria com o ICAEPS. O projeto tem como missão aplicar políticas de inclusão no setor de segurança privada, parceiros e comunidade em geral.

Por meio de videoconferência, mais de 50 pessoas participaram da palestra "Diversidade e inclusão: por que e como começar?". O Diversidade Empresarial faz parte da iniciativa "Segurança sem Preconceito" da Fenavist, que carrega a vontade do setor de segurança privada em contribuir para um Brasil melhor, mais justo e igualitário.

O presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares, deu boas-vindas aos participantes, "o Diversidade Empresarial será um marco no setor de segurança privada. Serão diversos acontecimentos, entre palestras, podcasts e peças nas redes sociais que irão alertar para a importância do tema diversidade no setor de serviços".

O presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger, esteve representado pelo diretor das Escolas de Formação do sindicato, Joneval Almeida, "é uma honra representar nosso presidente na abertura de um evento de tamanha importância. O Diversidade Empresarial é prioridade no sindicato em 2022, onde teremos uma agenda de grandes palestras para elevar o projeto em todo o país".

A palestra da noite foi comandada por Marcelo Téo, doutor em história pela USP e pós-doutor pela UNICAMP, pesquisador, educador e produtor de conteúdo, e Viny Belizário que atua como consultor em diversidade há mais de duas décadas, desenvolvendo trabalhos como analista comportamental, consultor em gestão da diversidade, formador de gestores e palestrante.

Referências no tema diversidade, os debatedores falaram sobre a importância de as empresas investirem em diversidade para formação de equipes mais coesas. Também buscara, na primeira palestra do projeto, auxiliar os participantes a compreender o valor da diversidade, assumir responsabilidades e aproveitar oportunidades de debater a temática.

O evento está disponível gratuitamente no YouTube do ICAEPS e pode ser acompanhado de qualquer lugar do planeta: https://www.youtube.com/channel/UCu-FDb5RkvoKCUkahQHYyyA

A palestra contou com apoio do Diva Inclusive Solutions, SEAC-SC, FEVASC e ODS.

Podcast

Também nesta quarta-feira, foi lançado o Podcast Diversidade Empresarial. A ideia do programa é debater temas ligados à diversidade e à inclusão a partir do universo dos profissionais de segurança privada.

O primeiro episódio conta com a participação de três especialistas que debatem o tema "Segurança sem Preconceito", com apresentação de Marcelo Téo: Joneval Barbosa de Almeida, diretor das Escolas de Formação do SINDESP-SC e assessor técnico do ICAEPS; Viny Belizário, consultor em diversidade há mais de duas décadas, desenvolvendo trabalhos como analista comportamental; e Edimar Barbosa, vice-presidente de Assuntos Sociais da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (FENAVIST) e um dos idealizadores do selo "Segurança sem preconceito".

O Podcast está disponível no YouTube e no Spotify. Acompanhe o site e redes sociais do Sindesp-SC e faça o download do episódio:

Spotify: https://open.spotify.com/show/6nBO92bkM2TYN5JNw4F713

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=JyKTZH0U_ek