Síndicos Planning revela 12 finalistas ao Prêmio

Cases finalistas do Prêmio Síndicos Planning revelam histórias transformadoras e diversidade das ações nos condomínios

As 12 iniciativas selecionadas pela comissão julgadora da distinção refletem o momento de qualificação da gestão de empreendimentos residenciais e comerciais de Santa Catarina e mostram como trajetórias e experiências distintas podem impactar positivamente na vida dos condôminos. Conheça os finalistas e as próximas etapas da premiação – que anunciará os vencedores em novembro.

De projetos simples com pouco investimento a grandes medidas com aportes de recursos volumosos, os nove jurados da primeira edição do Prêmio Síndicos Planning tiveram a missão de avaliar 33 cases de gestores profissionais, síndicos moradores e administradoras, que trouxeram diferentes soluções para as dificuldades enfrentadas por condomínios catarinenses e alcançaram resultados significativos para o dia a dia de seus residentes. Desse número expressivo de inscritos, foram escolhidos os 12 finalistas – os três melhores de cada uma das quatro categorias da distinção –, que se sobressaíram pela criatividade, relevância e retorno de seus trabalhos e que passam agora para a fase seguinte da premiação.

Os indicados na área de Gestão são: “Tornar em receita os resíduos do condomínio”, de Jorge Miguel Gomes Ferreira (Itajaí), “Matriz de priorização como ferramenta de gestão”, de Jorge Valerio Alves (Itapema), e “Gestão da água”, de Luiz Nakayama (Florianópolis). Já em Inovação, os nomeados são: “Instalação de Medidores Inteligentes de água quente, fria e gás natural”, de Nelson Antonio de Lima (Palhoça), “Síndico Mirim”, de Alexandre Adaime (Blumenau), e “Revitalização de condomínios”, de Silvia Niehues (Blumenau). Em Ação Social, os selecionados são: “Fazer o bem faz bem”, de Volnei Farias Medeiros (Florianópolis), “Biblioteca & Museu Viegand Eger”, de Joubert Eger e Metrópole Administradora (Blumenau), e “Fênix”, de Giovanni Moser (Blumenau). E “Gerador fotovoltaico”, de Luiz Nakayama (Florianópolis), “Adeus ao papelzinho no elevador”, da Embracon (São José), e “ Rede de gás”, de Raimundo Parasky (Blumenau) são os destacados em Sustentabilidade.

“Fui surpreendido pela qualidade de diversos cases e por histórias comoventes, que humanizam a figura do síndico, tornando-o um agente social em favor de causas filantrópicas e da promoção do convívio harmonioso”, assinala o jurado Carlos Stegemann, jornalista, escritor, empresário e fundador da Palavracom. O prêmio inédito no estado foi desenvolvido pela Inspiracom Marketing e Comunicação – criadora do Síndicos Planning/Diretório Condominial – com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas na gestão desses complexos e de proporcionar um espaço para o compartilhamento de conhecimento e vivências que podem ajudar, inspirar e facilitar a rotina de administradores e de empresas do setor.

Além disso, a iniciativa reforça o potencial do mercado de condomínios de Santa Catarina, estimula o constante aperfeiçoamento das pessoas e companhias que atuam nesse segmento e funciona como uma vitrine para os profissionais que buscam sempre as soluções mais eficientes para os empreendimentos onde são responsáveis pela gestão. Diferente de outras distinções voltadas para destacar programas de grandes corporações – que contam com áreas de Marketing, Recursos Humanos, Logística, entre outras auxiliando na definição e execução de ações para variados públicos –, a Inspiracom idealizou e organizou o seu prêmio com o foco nos síndicos e em suas distintas realidades, aprendizados e trajetórias nessa profissão, chegando a uma multiplicidade de finalistas e de propostas que beneficiaram inúmeras pessoas. “A elaboração desta

premiação revela a ampliação da visibilidade e o aperfeiçoamento da atividade condominial”, argumenta o consultor técnico e representante do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC/SC) na comissão julgadora da distinção, José Osmar Viviani. Conforme ele, que é pós-graduado em Engenharia da Produção e especialista em Vigilância Sanitária, os projetos participantes chamam a atenção pela dedicação à execução das melhores e mais inovadoras práticas, tendo como meta o bem comum.

Ações serão apresentadas em vídeos no site do Síndicos Planning e votadas pela Internet

Após a divulgação dos selecionados, feita nesse dia 1º de julho, o próximo passo da premiação será a produção, ao longo deste mês, de vídeos sobre cada um dos cases. A ideia é trazer mais detalhes dos trabalhos e possibilitar que os gestores contem particularidades de suas medidas e como elas impactaram o cotidiano dos moradores. Esse material ficará disponível na página do Síndicos Planning/Diretório Condominial (www.diretoriocondominial.com.br) e poderá ser acessado entre 1º de agosto e 15 de setembro, quando será aberta a votação online para a escolha dos vencedores das quatro categorias – que vão ser eleitos pelos internautas, que podem ser síndicos, administradoras, empresas fornecedoras da área e público em geral interessado no assunto.

O diretor de Políticas Profissionais da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), engenheiro civil e também jurado da distinção, Eduardo Irani da Silva, adianta um pouco do que poderá ser visto no conteúdo digital. “A maioria das iniciativas retrata a preocupação com a saúde financeira dos condomínios, mostrando soluções e procedimentos que visam enxugar despesas e gerir bem os investimentos em manutenção e melhorias”, aponta. Ele salienta ainda a relevância de temas ligados ao bom relacionamento entre residentes trazidos por alguns finalistas, com ações sociais que propiciam uma interação mais positiva entre vizinhos. “Vale ressaltar ainda a inovação em cases que apresentaram alternativas sustentáveis. O nível em geral das propostas inscritas foi muito bom”, resume Silva.

A variedade do material apresentado pelos finalistas, que abordaram diferentes situações que permeiam o dia a dia dos síndicos e das administradoras, também foi frisada pelo coordenador do Departamento de Ética e Disciplina do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), Marcos Barreto Berger. “Como houve a divisão em quatro categorias, tivemos o prazer de lidar com um conteúdo extremamente diversificado, inclusive com temas que conquistaram nosso lado emocional (com as ações sociais). Posso dizer que os cases me surpreenderam muito pela profunda vontade dos concorrentes de, verdadeiramente, fazer a diferença", enfatizou o jurado.

Evento em novembro marcará anúncio dos ganhadores

Para celebrar todos os participantes e conhecer os cases vencedores das categorias de Gestão, Inovação, Sustentabilidade e Ação Social, será realizada em 6 de novembro, em conjunto com as comemorações do Dia do Síndico, a cerimônia de premiação – uma noite repleta de atividades especiais. Na ocasião, os finalistas serão homenageados e receberão placa e certificado e os ganhadores serão agraciados com um troféu. Além disso, os escolhidos pelo voto digital terão sua conquista divulgada nos canais do Síndicos Planning, com uma cobertura ampla dos trabalhos no site e na revista Diretório Condominial, que contará com um encarte exclusivo sobre a distinção, com texto e fotos.

Outra novidade será uma ação promovida pela organizadora do prêmio, a Inspiracom Marketing e Comunicação, junto aos moradores dos condomínios citados nos projetos vencedores. A intenção é destacar e valorizar os síndicos e administradoras que atuaram para conservar e qualificar o patrimônio e o bem-estar dos residentes. Nesse sentido, cada empreendimento receberá exemplares da publicação que terá a capa e matérias sobre as medidas distinguidas e para os gestores será entregue ainda um cartaz para ser colocado nos elevadores como mais uma maneira de reconhecer suas iniciativas. “Esta primeira edição foi marcante para avaliar a forma de apresentação dos cases. Como na maioria das vezes as ações já são de competência dos síndicos, com o tempo, eles irão perceber realmente o que poderá ser ressaltado em termos de trabalhos inovadores e sustentáveis”, pondera o presidente do Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS), o administrador e professor Evandro Fortunato Linhares, que é também diretor executivo de Entidades Patronais do Setor de Serviços Terceirizados de Santa Catarina e tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

A expectativa dos organizadores da premiação é de, a cada edição, os cases irem se aprimorando, refletindo a evolução dos profissionais do setor, assim como do mercado condominial como um todo, com novas ideias sendo aplicadas nos complexos residenciais e comerciais e avançando nas soluções e tecnologias utilizadas. Linhares foi um dos jurados do Prêmio Síndicos Planning, que contou ainda com a participação do diretor de Fiscalização e Registro do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), administrador Almir Granemann dos Reis, do coordenador do curso de Economia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) professor Ralf Marcos Ehmke, do representante do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP/SC), Joneval Barbosa de Almeida, e do advogado, professor universitário e consultor sênior com MBA em Gestão Estratégica de Segurança Empresarial, Jonas Alves.

Acompanhe as próximas etapas pelo site e redes sociais do diretoriocondominial.com.br.

O Prêmio Síndicos Planning é uma realização da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta o Patrocínio de Armor Assessoria Condominial, CredCrea, Eleva Telecom, Engetel Automação e Segurança, Fazzenda Park Hotel, Grupo Segura, Joy Brinquedos, VIVO e WEG. O Prêmio também têm o importante Apoio de: ACE - Associação Catarinense de Engenheiros, ASDESC Joinville - Associação de Síndicos do Estado de Santa Catarina, CRA-SC - Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, CRECI SC - Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ICAEPS - Instituto Catarinense de Educação Profissional, SEAC SC - Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços terceirizados, SECOVI Blumenau e Região, SECOVI Norte, SECOVI Região Florianópolis e Tubarão, SECOVI SC, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, e SINDESP SC - Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina.