Uso progressivo da força na segurança é analisado em evento virtual

Na noite desta quinta-feira, 17 de junho, o Instituto Catarinense de Educação Profissional e o Sindesp-SC realizaram mais um treinamento on-line gratuito. O evento mediado pelo assessor técnico do ICAEPS, Joneval Almeida, foi transmitido ao vivo no Google Meet e contou com a participação de mais de 80 pessoas.

"Uso progressivo da força na segurança privada - Case Carrefour" foi o tema do encontro. O caso da morte de João Alberto, em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre, foi manchete em todo o planeta, surpreendendo o mercado de segurança privada, em novembro de 2020.

Durante o evento, o Joneval Almeida promoveu uma análise minuciosa dos principais erros cometidos durante o ocorrido, onde profissionais que não possuíam formação adequada estavam atuando irregularmente na função, acentuando a importância da contratação de vigilantes treinados, que atuam em empresas cadastradas na Polícia Federal

Almeida repassou aos participantes o que faltou na ação dos "seguranças" e como deveriam ter atuado durante a ocorrência, "no caso do Carrefour, toda a execução do processo foi equivocada, desde o momento e local da intervenção, até o uso excessivo do nível de força progressiva. O vigilante deve sempre amparar legalmente sua ação, devendo ter conhecimento da lei e estar preparado tecnicamente".

Os presentes também conheceram os princípios essenciais para o uso da força. São eles: legalidade, necessidade, proporcionalidade e conveniência. "Uma das missões do ICAEPS em apresentar este treinamento, é garantir que ocorrências trágicas, como o case Carrefour, jamais volte a ocorrer em nosso país", finalizou Joneval Almeida.

Gestão em Segurança Privada

O ICAEPS promove a partir do dia 30 de junho, o curso "Gestão em Segurança Privada". As lições serão ministradas uma vez por mês, sempre a partir das 14h. As empresas e sindicatos laborais contribuintes ao ICAEPS terão direito a duas vagas gratuitas para participação. Profissionais de empresas não contribuintes devem consultar os valores. As inscrições podem ser realizadas no site do ICAEPS: https://icaeps.com.br/curso/2021-gestao-em-seguranca-privada

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@icaeps.com.br ou WhatsApp: (48) 99185-5828. Participe!